0

Ford e a produção em série

Posted by Administração em dia on 2:44 PM
O que se convencionou a chamar de fordismo foi um período que não se pode afirmar ter um inicio determinado e concreto, quando aproximadamente em 1914, o empresário norte-americano Henry Ford introduziu o dia de trabalho de 8 horas e 5 dólares para recompensa para seus empregados. Porem foram seis anos antes em Detroit que Ford lançou sua nova linha de montagem na indústria automobilística (produção de automóveis), iniciando a era moderna da produção de massa, em larga escala ou em série.
É importante deixar claro que o fordismo não é um modo de produção, é apenas um modelo de produção, e uma forma de organização do sistema produtivo, do trabalho; no tempo e no espaço e que é inerente ao modo de produção capitalista. E que alterações no primeiro não quer dizer necessariamente mudanças no segundo.
A linha de montagem consiste na introdução, por Ford, de uma esteira rolante que transportava as peças de montagem do produto, proporcionando ao trabalhador uma estaticidade, pois este era impedido de locomover-se, pois as peças vinham até ele. Dessa maneira, o operário confundia-se com a própria máquina, pois era obrigado a manter o ritmo desta. O proletário, ainda, era visto como simples apêndice da máquina, e sofria com o trabalho repetitivo, massificado, mal-pago, intenso e embrutecedor, trabalho este existente enquanto peça fundamental para o aumento do lucro.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Administração em dia All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates